EDIÇÃO

Ciências Humanas, v.15, n.1


Janeiro/Abril de 2020

Publicação quadrimestral do Museu Paraense Emílio Goeldi

ISSN: 2178-2547

ARTIGOS
Pessoas mortas vivendo em museus: os ‘objetos-humanos’ do Museo Nacional de Antropología, de Madrid
Dead people living in museums: the ‘human objects’ of the National Museum of Anthropology in Madrid
Renata Montechiare
VERSÃO INTEGRAL
Bento Rodrigues e a memória que a lama não apagou: o despertar para o patrimônio na (re)construção da identidade no contexto pós-desastre
Bento Rodrigues and the memory that the mud did not erase: the awakening to heritage in the (re)construction of identity in the post-disaster context
André Fabrício Silva | Priscila Faulhaber
VERSÃO INTEGRAL
Las cuentas de vidrio de la iglesia de San Gabriel Tacuba (México): un puente entre dos mundos
Glass beads from the San Gabriel Tacuba church (México): a bridge between two worlds
Andreia Torres
VERSÃO INTEGRAL
Ocupaciones humanas del Holoceno tardío y tecnologías de caza en la localidad arqueológica Laguna Azul (meseta de Somuncurá, Río Negro, Argentina)
Late Holocene human occupations and hunting technologies at the Laguna Azul site (Somuncurá plateau, Río Negro, Argentina)
Virginia Lynch | Darío Omar Hermo | Laura Lucía Miotti
VERSÃO INTEGRAL
Coleções etnográficas e Arqueologia: uma relação pouco explorada
Ethnographic collections and archaeology: an unexplored connection
Meliam Viganó Gaspar | Igor M. Mariano Rodrigues
VERSÃO INTEGRAL
Do ponto de vista das moças: a circulação de afetos na Festa da Moça Nova dos Ticuna
From the girls’ point of view: the circulation of affections in the Ticuna Festa da Moça Nova
Edson Tosta Matarezio Filho
VERSÃO INTEGRAL
O ‘Criador’ e os ‘barcos grandes’: imaginando políticas institucionais pesqueiras e ambientais
The ‘Criador’ and the ‘barcos grandes’: imagining institutional fishing and environmental policies
Lucas Lima dos Santos
VERSÃO INTEGRAL
Do fazer a arte rupestre: reflexões sobre os modos de composição de figuras e painéis gráficos rupestres de Minas Gerais, Brasil
Making rock art: thoughts on the composition of rock art figures and panels in Minas Gerais, Brazil
Vanessa Linke | Henrique Alcantara | Andrei Isnardis | Rogério Tobias Júnior | Raíssa Baldoni
VERSÃO INTEGRAL
Ruralidades indígenas na Amazônia colonial
Indigenous ruralities in the colonial Amazon
Rafael Chambouleyron | Karl Heinz Arenz | Vanice Siqueira de Melo
VERSÃO INTEGRAL
Amazônia em pedaços: discursos sobre a divisão do Pará no jornal Correio do Tocantins
The Amazon in pieces: discourses about the division of Pará in the Correio do Tocantins newspaper
Thais Luciana Correa Braga | Alda Cristina Costa
VERSÃO INTEGRAL
NOTA DE PESQUISA
O tambor Ka’apor e o percutir de outros povos: estudo introdutório sobre o membranofone em contextos indígenas
The Ka’apor drum and the percussion of other peoples: an introductory study on the membranophone in indigenous contexts
Hugo Maximino Camarinha | Claudia Leonor López Garcés | Raimundo Alves Neto | Valdemir Ka’apor
VERSÃO INTEGRAL
MEMÓRIA
As virtudes medicinais do tabaco, a ‘erva santa’, descritas por um missionário europeu no Oriente (c. século XVI)
The medical virtues of tobacco, the ‘holy herb’, described by a European missionary in the East (c. 16th century)
Ana Carolina de Carvalho Viotti
VERSÃO INTEGRAL
DEBATE
Amazônia indígena: a floresta como sujeito
Indigenous Amazonia: the forest as a subject
Patrick Pardini
VERSÃO INTEGRAL
RESENHAS
Fotografias históricas da América Latina
Historical photography from Latin America
Peter Schröder
VERSÃO INTEGRAL
Quando eles registram, escrevem e publicam: o antropólogo como editor
When they register, write, and publish: the anthropologist as editor
Felipe Vander Velden
VERSÃO INTEGRAL
TESES E DISSSERTAÇÕES
A aplicação da geoquímica e da micromorfologia na detecção de solos antrópicos em assentamentos ceramistas Uru na bacia do rio Araguaia, Goiás, Brasil
A application of geochemistry and micromorphology in the detection of anthropic soils in Uru ceramist settlements in the Araguaia River Basin, Goiás, Brazil
Jordana Batista Barbosa
VERSÃO INTEGRAL