GUIA
O Guia de processamento editorial em periódico científico – A experiência do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas no uso da plataforma ScholarOne.
INSTRUÇÃO AOS AUTORES
O Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas aceita colaborações em português, espanhol, inglês e francês para as seguintes seções:
Artigos Científicos – textos analíticos originais, resultantes de pesquisas com contribuição efetiva para o avanço do conhecimento. De 15 até 30 laudas.
Artigos de Revisão – textos analíticos ou ensaísticos originais, com revisão bibliográfica ou teórica de determinado assunto ou tema. De 15 até 30 laudas.
Notas de Pesquisa – relato preliminar mais curto que um artigo, sobre observações de campo, dificuldades e progressos de pesquisa em andamento, enfatizando hipóteses, comentando fontes, resultados parciais, métodos e técnicas utilizados. Até 15 laudas.
Memória – seção que se destina à divulgação de acervos ou seus componentes que tenham relevância para a pesquisa científica; de documentos transcritos parcial ou integralmente, acompanhados de texto introdutório; e de ensaios biográficos, incluindo obituário ou memórias pessoais. Até 20 laudas.
Debate – ensaios críticos sobre temas da atualidade. Até 15 laudas.
Resenhas Bibliográficas – texto descritivo e/ou crítico de obras publicadas na forma impressa ou eletrônica. Até cinco laudas.
Teses e Dissertações – descrição sucinta, sem bibliografia, de dissertações de mestrado, teses de doutorado e livre-docência. Uma lauda. O Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas publica resumos de teses e dissertações, mas não publica capítulos de teses ou de dissertações. Entendida a necessidade e o interesse acadêmico na divulgação de resultados oriundos da formação em nível de pós-graduação, recomenda-se, para esses casos, a produção de artigo científico com texto distinto do original, dando ênfase ao que se destaca na pesquisa da tese ou dissertação e com uso de citação direta, onde adequado. Essa orientação contempla monografias em geral, bem como trabalhos de conclusão de curso de graduação. A revista não aceita resumos expandidos, textos na forma de relatório e nem trabalhos previamente publicados em qualquer meio de acesso público.
Entrevista – entrevistas com pesquisadores, pensadores ou agentes culturais cujas trajetórias e reflexões contribuam de forma relevante para o campo das Ciências Humanas. As entrevistas devem abordar temas atuais ou históricos com profundidade crítica, promovendo o intercâmbio de ideias e experiências. Até 5 laudas.
Ensaio Fotográfico – produções visuais que dialoguem com temas, práticas e problemáticas das Ciências Humanas. Os ensaios devem apresentar uma proposta estética e conceitual coerente, acompanhados de um texto introdutório que contextualize as imagens e sua relevância para o debate acadêmico ou sociocultural.